marinaabramovic1

Megaexposição de Marina Abramović chega ao Brasil com laboratório performático!

A artista sérvia, Marina Abramović, radicada em Nova York e conhecida, principalmente, pela sua dedicação à arte da performance, chega ao Brasil e apresenta trabalhos inéditos na exposição “Terra Comunal – Marina Abramović + MAI” que estreia hoje, dia 10 de março à 10 de maio no Sesc Pompeia em São Paulo.

marinaabramovic2A mostra é dividida em duas partes. A primeira intitulada “Terra Comunal – Marina Abramović”, promete ser umas das maiores retrospectivas da artista já realizada na América do Sul, onde haverá três instalações: “The House with the Ocean View” (A Casa com Vista para o Mar), “The Artist is Present” (A Artista está Presente) e “512 Hours” (512 Horas) e uma seleção de vídeos de performances históricas da artista, além de seus Objetos Transitórios, criados a partir das primeiras visitas de Abramović ao Brasil, desde 1989.

Na segunda parte, intitulada “Terra Comunal – MAI (Marina Abramović Institute)”,  o público poderá conhecer e participar do Método Abramović, praticando uma série de exercícios desenvolvidos pela artista que exploram os limites do corpo e da mente, convidando os visitantes a deixarem de serem meros observadores e se tornarem experimentadores.

“Vivemos num mundo de constantes distrações. Os exercícios do Método permitem que as pessoas experimentem o tempo de estar com elas mesmas, a quietude e a ausência de necessidades. Isto possibilita ao participante absorver e apreciar melhor as performances de longa duração”, diz ela.

Durante a exposição, também realizarão performances autorais de longa duração, oito artistas brasileiros selecionados pela artista e outros curadores. São eles: Ayrson Heráclito (Transmutação da Carne), Fernando Ribeiro (O Datilógrafo), Grupo Empreza (Vesúvio), Maikon K (DNA do DAN), Marco Paulo Rolla (Preenchendo o Espaço), Maurício Ianês (O Vínculo), Rubiane Maia (O Jardim), além de Paula Garcia (Corpo Ruindo).

Além disso, em “Terra Comunal – MAI”, ainda haverá um espaço dedicado ao aprofundamento de pesquisa sobre performances e arte imaterial, denominado “Space In Between” (Espaço Entre), onde acontecerão palestras e atividades com artistas e convidados de diferentes áreas.

Também integram a programação desta segunda parte do projeto, os encontros no Teatro com Marina Abramović que acontecerão nos dias 11 e 26 de março e 1º, 2, 8, 15, 22 e 30 de abril às 20h.

Na mesma época, acontece a estreia mundial do documentário dirigido por Marco Del Fio e Cauê Ito, “The Current – Marina Abramović e o Brasil” feito durante as viagens da artista ao país em sua busca espiritual.

marinaabramovic3

Para mais detalhes sobre a exposição, acesse o site: terracomunal.sescsp.org.br

Neste LINK, você também pode conferir a entrevista, na integra, de Marina Abramović para o site O Globo. Vale a pena a leitura!

Informaçoes Gerais:

Terra Comunal – Marina Abramović + MAI | 10 de março à 10 de maio.

Sesc Pompeia: Rua Clélia, nº 93 – Água Branca / Oeste – SP

  • Terças, Quartas, Quintas e Sextas das 10:00 às 21:00
  • Domingos de 10:00 às 18:00

Encontros com Marina Abramović | 11 e 26 de março e 1º, 2, 8, 15, 22 e 30 de abril | 20h.

Teatro – Sesc Pompeia

Tradução simultânea

Classificação indicativa: 12 anos

*Retirada de ingressos gratuitos (até dois por pessoa) nas Bilheterias da Rede Sesc a partir das 13h no dia de cada palestra.

www.caleidoscopio.blog.br

Deixe um comentário