festlip2015

FESTLIP comemora os 450 anos do Rio!

Acontece o FESTLIP 2015!

Em sua 7ª edição, O Festival Internacional de Teatro da Língua Portuguesa comemora os 450 anos da cidade do Rio de Janeiro ocupando dez espaços da cidade até o dia 06 de setembro com espetáculos, shows, palestras, oficinas, festival gourmet e muito mais!

O FESTLIP celebra a diversidade da língua portuguesa através da arte, reunindo anualmente o movimento artístico de 9 países que falam oficialmente o português como forma de pensarmos juntos sobre o nosso idioma, este elo tão forte que muito reporta a nossa cultura para o mundo.

Entre eles estão: Angola, Portugal, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Guiné Equatorial. Além deles, para comemorar o aniversário do Rio, os “Amigos da Língua” não ficam de fora. O FESTLIP convidou a Galícia, representando a Espanha, para fazer parte dessa festa!

Com entrada franca, os espetáculos vão circular pelo Oi Futuro Flamengo, Teatro Ipanema, Espaço Cultural Sérgio Porto e os teatros Sesi Centro e Jacarepaguá.

A homenageada deste ano é Manuela Soeiro, encenadora e produtora moçambicana, fundadora da companhia de teatro Mutumbela Gogo. Com 40 anos de carreira, é um dos grandes nomes do teatro de seu país.

Além disso, como presente à cidade maravilhosa, neste ano acontece pela primeira vez um concurso internacional de poesia com a temática sobre o Rio. Durante o festival os melhores textos vão ser interpretados por atores cariocas em uma exposição audiovisual no Oi Futuro Flamengo.

“Este ano, o FESTLIP amplia seu âmbito de atuação e dá início a um intercâmbio de produção teatral e a um concurso internacional de poesia, na tentativa de reforçar ainda mais os laços entre essas nações irmãs”

Destaca a atriz e produtora Tânia Pires, idealizadora do festival.

Ela lembra que no ano passado, o evento também deu um passo importante para esse intercâmbio, ao criar o DLIP, que disponibiliza online a dramaturgia dos nove países.

11902261_493568534140588_1206572321704112984_nE neste sábado, 29 de agosto, é dia de FESTLIPSHOW, a festa para celebrar o encontro cultural dos países da Língua Portuguesa que participam do Festival junto à festa carioca Disritmia | Música Brasileira e o Parque Lage

Com ritmos brasileiros e a influência da música dos países participantes, o músico angolano Abel Duërë e o percussionista Carlos Negreiros são os convidados especiais para realizar as intervenções musicais da noite!

Confira o que vem por aí:

Espetáculos:

  • As Bondosas – (Angola) – Elinga Teatro
  • Filhos da Pátria – (Angola) – Kulonga
  • Aqueles Dois – (Brasil – Minas Gerais) – Companhia de Teatro Luna Lunera
  • Adão e Eva – (Cabo Verde) – Sikinada – Companhia de Teatro
  • Os Meninos de Ninguém – (Moçambique) – Mutumbela Gogo
  • Misterman – (Portugal) – Elmano Sancho
  • Finge – (Portugal) – Teatro da Garagem
  • Barbazul – (Galícia) – Borja Fernández

Festlipshow

Festlipshow + Disritmia | Música Brasileira + Abel Duërë + Negreiros

Veja mais: talu.com.br/festlip/festlipshow.html
Confirme sua presença: bit.ly/Festlipshow2015

Vitrine Cultural

Veja mais: talu.com.br/festlip/vitrine-cultural.html

Festgourmet

O tempero Moçambique no aniversário do Rio
Veja mais: talu.com.br/festlip/festgourmet.html

Exposição audiovisual de poesia

O Rio450 contado pelo Festlip
Veja mais: talu.com.br/festlip/exposição.html

FESTLIPinho

Oficina de Capulanas
Veja mais: talu.com.br/festlip/festlipinho.html
Confira a programação completa em: talu.com.br/festlip/programação.html

Realização: Talu Produções

Visite o site: www.festlip.com

www.caleidoscopio.blog.br

Deixe um comentário