MUDA_4xMUDA02

Coletivo MUDA: Azulejo, arte e rua!

Andando pelas ruas do Rio de Janeiro, quem nunca notou que em alguma usual parede cinza, surgiram alguns azulejos coloridos dando um charme todo especial naquele cantinho?

Os responsáveis por essa intervenção de arte contemporânea na cidade é o Coletivo MUDA formado por 5 amigos: Os designers João Tolentino e Bruna Vieira e os arquitetos Diego Uribbe, Duke Capellão e Rodrigo Kalache.

Formado em 2010 por uma forte influência do grafite e uma conexão com a cidade, o grupo iniciou suas experimentações com interferências no espaço público, que em pouco tempo se tornaram instalações complexas e pragmáticas, desenvolvidas a partir de painéis sui generis compostos de revestimentos clássicos – azulejos e ladrilhos hidráulicos – combinados a uma estética gráfica contemporânea e criativa que colore e enriquece a experiência dos transeuntes.

O azulejo branco, limpo, polido, além de possuir uma carga histórica muito forte, contrasta com os espaços degradados da cidade.

Cada painel é pensado especificamente para o local que será instalado e seus módulos são cuidadosamente estudados para que toda a composição entre em total harmonia. Geralmente, eles escolhem lugares esquecidos e desvalorizados para contribuir com o processo de revitalização urbana e trazer mais alegria para a cidade maravilhosa!

 O Coletivo MUDA tem o objetivo de oferecer uma experiência urbana lúdica, atuando como elemento surpreendente e enriquecedor.

Além de suas diversas instalações no Rio de Janeiro, com destaque para Aterro do Flamengo, Largo da Carioca, Lagoa, Leblon, Arpoador, Santa Tereza, Urca, Jardim Botânico e Gamboa, o Coletivo MUDA vem expandindo cada vez mais seu território de atuação nacional e internacional.

Apesar da paixão pela perecibilidade e mobilidade da cidade, a atuação do grupo já ultrapassou as ruas. Ao longo desse anos, explorando e experimentando novas plataformas, materiais e lugares de atuação, o grupo ganhou versatilidade, o que possibilitou o surgimento de trabalhos particulares e comissionados para exposições e empreendimentos, com diferentes suportes e tamanhos.

Além disso, em agosto de 2013, o Coletivo apresentou sua primeira exposição individual – Território Modular – a partir de um estudo de obras móveis pensadas exclusivamente para o cubo branco, resultando em um trabalho singular e diferente, porém complementar a sua atuação nas ruas e sempre com o objetivo de tornar a arte contemporânea cada vez mais acessível ao público.

O Coletivo MUDA vê a cidade como um laboratório de transformação. MUDA vem de mudança. Associada à arte de rua, as suas intervenções espaciais alteram, de fato, os espaços públicos por toda a cidade, que agora serve de palco para as suas mais variadas manifestações.

Este é o Coletivo MUDA!

 
MUDAminhocaosp04

MUDAprazeres07

MUDAcorte02

MUDAPROMAR05

MUDAmudanasalturas04

MUDAmudanasalturas03

MUDA_tunelacustico06

mudadasaudade07

mudadasaudade09

MUDAmudanasalturas02

MUDAgalerio05

mudaarpoador03

muda_santa2-3

MUDAvariando01

MUDA_ibirapuera03

MUDAbeiramar01

MUDA_Posto12-10

MUDArocinha06

ATERROCOLETIVO07(Todas as imagens são provindas do site Coletivo MUDA)

Veja mais obras deste coletivo incrível no site: coletivomuda.com.br

www.caleidoscopio.blog.br

Deixe um comentário