slide01

Arte e tecnologia em performance SYNAP.SYS no Festival Multiplicidade 2014

Para quem está acompanhando a comemoração dos 10 anos de Festival Multiplicidade que anunciamos no Caleidoscópio, volta a se apresentar o artista multimídia Henrique Roscoe, HOL, no dia 28 de agosto às 20 horas no Oi Futuro Flamengo do Rio de Janeiro com a sua obra inédita Synap.sys. Uma performance audiovisual ao vivo, de aproximadamente 30 minutos, que trás como tema lembranças do passado e do futuro, coletivas ou pessoais, instintos ou conhecimentos.

MULTI_03_28 AGOSTO DE 2014_HOL (BRA) from Festival Multiplicidade on Vimeo.

HOL é um artista que investiga a tecnologia aliada a estética e a poesia do audiovisual, onde sincroniza cores, formas e movimentos com notas, harmonias e ritmos gerados a partir de softwares, interfaces ou instrumentos criados para executar suas performances. Cada um totalmente customizado para o tema que pretende abordar.

“Para mim, a estética do instrumento e suas funcionalidades precisam falar algo sobre o tema da composição. Nenhuma escolha é aleatória e cada elemento, seja no design seja nas funções que ele tem, cumpre uma função narrativa importante dentro da apresentação”, conta HOL.

Especialmente para Synap.sys, ele criou um instrumento que simboliza as ligações que acontecem no cérebro humano: as sinapses que fazem as ligações elétricas entre os neurônios, utilizando, pela primeira vez, elementos acústicos, onde o som gerado pelas cordas vão direto para o amplificador e também se comunicam com o computador a fim de controlar parâmetros de som e imagem. Além disso, lasers ocuparão o espaço do teatro sincronizados a experiência sonora do espectador.

“Fazendo esta personalização, consigo criar performance integradas onde todos os elementos têm relação entre si, e ainda mostrar para o público através do instrumento o que estou fazendo em cada momento da performance, diferentemente do que acontece quando se toca atrás de um laptop.” observa o artista.

Confira algumas fotos do processo de criação do instrumento para Synap.sys:

synapsys001

synapsys002

synapsys005

synapsys007

synapsys010

synapsys011

synapsys012

synapsys013

synapsys018

Henrique Roscoe também é́ um dos curadores e idealizadores do FAD – Festival de Arte Digital que acontece em Belo Horizonte desde 2007 e desenvolve instalações interativas, cria instrumentos, video-cenários e interfaces interativas usando sensores e objetos do cotidiano.

Festival Multiplicidade 2014

HOL (BRA): Performance SYNAP.SYS

Oi Futuro Flamengo (Área externa e teatro)

Data: 28 de agosto
Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo (Rio de Janeiro)
Horário: A partir das 20h
Classificação etária: Livre
Entrada: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)

Confirme sua presença no Evento: Festival Multiplicidade | HOL [BRA] SYNAP.SYS  

* E-flyer do Multi_03

 

Deixe um comentário